Brasão

Brasão da A∴R∴L∴S∴ Lauro Sodré 4498 desde 2019,
com arte do Ir∴ André Hanna Moura

O brasão da A∴R∴L∴S∴ Lauro Sodré 4498 foi criado com concepção e arte do Ir∴ Rafael Gesser (A∴R∴L∴S∴ Flor de Lótus Branca 792, Or∴ de São Paulo, GLESP) para representar alguns dos princípios da Oficina. No centro dele, temos o esquadro e o compasso, símbolos máximos da Maçonaria, que caracterizam a nossa Ordem como sociedade de pedreiros livres trabalhando na obra da construção da humanidade.

A letra “G” representa o conhecimento, a gnose e a geometria. Simboliza também uma forma de liberdade. O conjunto formado pelo esquadro, compasso e a letra “G” representam a supremacia do espírito sobre a matéria, a liberdade através do conhecimento e do desapego as coisas materiais.

Os ramos de acácia representam a imortalidade da alma, que nos remete ao reerguimento das colunas dessa Loja, significando que deve ser imortal e devemos, sem vaidade, manter unidos nossos IIr∴. Os ramos abraçando o esquadro e o compasso junto com a letra “G” indicam a proteção para uma busca incessante da verdade. O cumprimento das mãos reforça a união dos IIr∴ para o fortalecimento da Loja.

Em 2019, o brasão foi redesenhado com a mesma concepção anterior pelo Ir∴ André Hanna Moura. Como principais mudanças, os ramos de acácia passaram a abraçar a figura toda e foram adicionados o nome da A∴R∴L∴S∴ Lauro Sodré 4498 e um contorno violeta ou bordô no esquadro e no compasso, para representar a cor do Rito Brasileiro adotado pela Oficina.

Brasão clássico da A∴R∴L∴S∴ Lauro Sodré 4498,
criado pelo Ir∴ Rafael Gesser em 2016